TRATAMENTOS
Ansiedade
Indicações
-
Preocupação excessiva.
-
Inquietação ou nervosismo.
-
Tensão muscular.
-
Irritabilidade.
-
Dificuldade em concentrar-se.
-
Insônia ou perturbações no sono.
-
Medo constante.
-
Sintomas físicos, como sudorese, tremores e palpitações.
-
Evitar situações que causam ansiedade.
-
Sensação de perigo iminente.
Benefícios
A ansiedade é uma condição que afeta muitas pessoas, levando a sentimentos intensos de preocupação e desconforto. Nesse contexto, o tratamento terapêutico contra a ansiedade desempenha um papel crucial. Auxilia os indivíduos na identificação dos gatilhos da ansiedade, oferece ferramentas práticas para o seu manejo e proporciona um espaço seguro para expressar preocupações, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e bem-estar emocional.
O que é a ansiedade?
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Há quem diga que ansiedade é o “excesso de futuro”, ou seja, preocupações, mas a verdade é que não é tão simples assim defini-la. Segundo Mahatma Gandhi, “as doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.”
Isso significa que transtornos mentais, como os transtornos ansiosos, são resultado de uma combinação complexa de pensamentos, atitudes, ambiente e histórico.